2º Workshop de Pesquisa e Inovação do IFMT

Início: 27 de Novembro de 2013 às 17:00

Término: 29 de Novembro de 2013 às 19:00

Publicado em: Reitoria / Local do evento: Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá (MT).

O 2º Workshop de Pesquisa e Inovação do IFMT é o evento oficial de Pesquisa, Inovação e Extensão do IFMT, que visa congregar pesquisadores, estudantes e Instituições de Ciência e Tecnologia do estado de Mato Grosso, criando um canal para levar/mostrar à sociedade o que é produzido em pesquisa, inovação e extensão nestas Instituições. Através deste evento pretende-se fomentar/discutir a Pesquisa, a Inovação e a Extensão não somente no âmbito do IFMT, mas com todas as Instituições de Ciência e Tecnologia do Mato Grosso.

O 2º Workshop de Pesquisa e Inovação do IFMT compreenderá diversas atividades simultâneas, todas voltadas à promoção e ao desenvolvimento da pesquisa, inovação tecnológica e extensão no IFMT e no Estado de Mato Grosso. Veja abaixo as diversas atividades que ocorrerão simultaneamente no 2º Workshop:

Apresentação de Trabalhos de Pesquisa
Serão apresentados no 2º Workshop de Pesquisa e Inovação do IFMT os 10 melhores trabalhos de cada campus do IFMT, totalizando 110 trabalhos. Destes 33 (3 de cada campus) serão apresentado na forma “oral” e 77 na foram de “pôster”. A seleção destes trabalhos está sendo realizada em cada Campus, sob a coordenação do dirigente de pesquisa, priorizando aqueles apresentados na respectiva Jornada Científica do Campus.

Apresentação de Trabalhos de Extensão
Serão apresentados no 2º Workshop de Pesquisa e Inovação do IFMT os 5 melhores trabalhos de cada campus do IFMT, totalizando 55 trabalhos. Destes 22 (2 de cada campus) serão apresentado na forma “oral” e 33 na foram de “pôster”. A seleção destes trabalhos está sendo realizada em cada Campus, sob a coordenação do dirigente de extensão.

Feira IFMT de Inovação Tecnológica
O IFMT, através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, lançou Edital e selecionou 30 PROJETOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA que estão sendo desenvolvidos por uma equipe de dois discentes e um pesquisador. Os resultados destes trabalhos serão apresentados/demonstrados durante o evento em “stands” de 2x2m com a presença do pesquisador e dos discentes que farão a apresentação/defesa de seus projetos perante a comunidade e serão avaliados/julgados por uma Comissão Julgadora que definirá os que deverão ser premiados, observando critérios previamente estabelecidos.

Palestras
Serão convidados palestrantes de renome estadual e nacional para apresentar e discutir a pesquisa, inovação tecnológica e extensão no âmbito das Instituições de Ciência e Tecnologia e a sua relação com os setores da sociedade. Também serão convidados palestrantes para apresentar temas atuais e os principais avanços tecnológicos para auxiliar a sociedade a entender as mudanças que vem ocorrendo no mundo moderno e mostrar as possibilidades de crescimento de forma consciente e sustentável.

Apresentações de Pesquisas do Mestrado em Tecnologia de Alimentos
O IFMT iniciou em 2012 o seu primeiro curso de Pós Graduação Stricto Sensu: Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos. A primeira turma de 10 alunos está prestes a concluir o curso. Destes, os seis melhores trabalhos de pesquisa, que serão em breve as primeiras dissertações de Mestrado do IFMT, serão apresentadas pelos futuros mestres. São pesquisas inovadoras na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos.

“CASE” de Sucesso dos Campi
Neste espaço pretende-se que cada campus mostre/apresente uma ação/atividade/prática que considere de sucesso e que possa ser compartilhada com os demais campi e sociedade. Poderão ser apresentadas experiências exitosas no ensino, pesquisa ou extensão, práticas pedagógicas, ações voltadas ao meio ambiente, sustentabilidade, combate a evasão, combate ao uso de drogas, ações da instituição em comunidades carentes, pesquisas/parcerias com outras entidades, práticas extensionistas envolvendo comunidades externas, etc, etc. Enfim, como é uma atividade “autogestionada” ficará a critério do campus eleger a melhor prática para ser apresentada como “Case de Sucesso do Campus”.

Stand Institucional
O IFMT, através da Reitoria, Pró-Reitorias e Direção dos Campi estará atendendo não apenas a comunidade do IFMT mas a sociedade em geral. Assuntos diversos tais como: Expansão do IFMT, Programa Mulheres Mil, PRONATEC, Cursos de cada Campus, entre outros poderão ser esclarecidos/discutidos neste espaço.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá - Bela Vista

Av. Juliano Costa Marques, s/n - CEP: 78050-000